Friday, April 07, 2006

meninas que nadam as vezes acordam no céu

para tatiana, e sua tarde única na vida pra mudar a minha também
there is a light that NEVER goes out


ninguém sabe porque ela entrou, nem em açude limpo ela ia, e ali, ali era sujo e podre, todos os cacos da cidade, toda a merda, todos os sonhos ruins pelos canos, tudo o que não presta boiando ao por do sol - a menina - ninguém sabe porque ela entrou.
estava feliz e nadava, a menina de roupa inteira, o cabelo iria feder depois, mas ela ria.
fazia bem na água morta, água morta também é água, o moletom cor de rosa na calçada, grudada na barriga a camiseta preta,
guerrilheiras da doçura
eu sei como é ser negra e rosada.
fazia frio não, fazia medo não, sol se indo, eu sei como ali é bonito, um dia ali sentada eu percebi que o amor de verdade é como água e escrevi uma carta que eu nunca mandei mas aprendi.
amor de verdade é como água porque ninguém mede, não cabe, cuida e mata, toma e dança ao redor do corpo, envolve mas não dá pra pegar,
tatiana, meu nome não é esse
mas quando eu apareço pequena nas fotos eu sou tati como me chamam pra ser criança.
ela era mais nova que eu, mas mais velha.
ninguém sabe porque ela entrou, acenou, dançou lá dentro, chocou a tarde medrosa ao redor (e todos os seus loucos e policiais e cachorros e bebados e punks e crianças e drogados e as putas e os macumbeiros, todos que comungam suas estátuas absurdas, ninguém acreditou)
ninguém sabe porque ela entrou, elogiou a água, nadou, comprimentou os do bar.
eu sei, e não vou ter medo de contar.
tatiana entrou na água porque estava linda por dentro. com o coração tão cheio que podia salvar o guaíba inteiro da merda que jogamos lá.
mas ninguém acreditou nela. só quando ela desapareceu.
porque mais fácil entender o que não dá certo, do que sonhar.
como acontece com todo o fantástico, o mundo engoliu a menina porque ninguém acreditou no que ela podia fazer.
mas não faz mal. meninas que nadam as vezes acordam no céu.

3 Comments:

At 10:17 AM, Blogger douglas D. said...

tens imagens fortes.

 
At 8:54 PM, Blogger douglas D. said...

Há buracos no céu, dizia o menino, mas ninguém sabia escutar.
Há buracos no céu, eles aparecem quando a noite esquece dos anjos e desce pra brincar no quarto das crianças que sonham
[risos opacos ocupavam a sala de jantar, adultos]
Vou escolher um cantinho onde vocês possam ver melhor, o menino.
Você está de castigo, o pai.
Você é desobediente, a mãe.
Cresça logo, disse a vida empilhada nos ossos da casa.
Soube da menina que nadando acordou no céu.
Não havia mar ou rio naquela cidade deserta.
Arregalou os olhos. E pela primeira vez, pintou girassóis.

 
At 11:35 AM, Anonymous Anonymous said...

texto muito fantástico

 

Post a Comment

<< Home